sábado, 27 de junho de 2009

Será que tem jeito?

Passei a semana refletindo sobre os últimos acontecimentos políticos, no Estado do Tocantins e em Brasília. Confesso que por mais utópico que seja o humano, não dá para acreditar que a política brasileira tenha jeito.
No caso do Tocantins, a onda irresponsável denuncismo assolou o estado, como bem disse o jornalista Salomão Wenceslau, na sua coluna semanal “dois dedos de prosa”. Ninguém sabia o que era RECED. Hoje as crianças já nascem sabendo, de tanto que se comenta este fenômeno criado pela própria Justiça Eleitoral brasileira, que acaba cometendo “injustiça”, tirando do cargo quem foi eleito pelo voto, e colocando aquele que foi derrotado pelo voto. Ora, se a vitória nas urnas foi utilizando a máquina administrativa ou comprando votos, cabe a justiça fiscalizar e agir durante a campanha eleitoral.
Penso que não deveríamos mais votar, pois o voto nas atuais circunstâncias, não tem valor. Como o próprio jornalista afirmou, tem muita gente engravatada, ganhando dinheiro dos dois lados garantindo a vitória no Supremo Tribunal Federal. Alguém muito graúdo está por detrás disso, não há dúvida.
Como se já não bastassem esses tristes episódios, entra em cena a imprensa. Aquela que deveria ter o papel de informar os fatos com imparcialidade, sendo justa, mas nos dias de hoje, parte dela faz ao contrário, logo ela que lutou pela liberdade e imparcialidade neste País. Quem não se lembra da ditadura militar dos anos 60? E do Siqueirismo?
Hoje com o advento da internet, a informação chega em tempo real, mas parte da imprensa ficou pior que os próprios políticos, mercenária! Desse modo a sociedade fica a deriva, não podendo acreditar no político que ele mesmo colocou no poder pelo voto para representá-lo, não pode acreditar na justiça, já que grande parte dela está corrompida e muito menos em parte da imprensa, que caminha para o mesmo buraco da corrupção.
A nível nacional, a situação não é diferente. No Congresso Nacional nunca se viu tanta corrupção e denuncismo: Atos secretos, sangue suga, dinheiro na cueca, mensalão, nepotismo, castelo... e os atores principais continuam lá, intocáveis! Porque a justiça não elimina estes senhores? Será que também faz parte do jogo? E a imprensa? Porque denuncia tanto e o resultado é zero? Porque a imprensa brasileira está tão desacreditada, quando o assunto é política? E para completar, o Supremo Tribunal Federal, liberou a profissão de jornalista sem diploma, qualquer um pode ser jornalista!
O cidadão passa 4 anos na faculdade e depois perde o emprego para alguém quem se quer pisou os pés por lá. Esta sentença do Supremo Tribunal Federal serviu para alguma coisa, condenou de vez nossas faculdades, a educação brasileira para os senhores de toga, está falida.

Nenhum comentário: